Campanha usa Jesus para comemorar direito de homossexuais à adoção em Portugal 

Por Giuliana Miranda

“Jesus também tinha dois pais.”

É esse o slogan da campanha do Bloco de Esquerda, terceiro maior partido político de Portugal, para celebrar a aprovação da adoção de crianças por casais homossexuais.

A frase, estampada em um cartaz cor-de-rosa e com uma foto estilizada de Jesus Cristo. foi divulgada na noite desta quinta-feira e já está causando polêmica no país.

Grupos religiosos se manifestaram contra a peça. Além do cartaz, um outdoor com a palavra igualdade, mostrando diferentes composições familiares, deve chegar às ruas já neste sábado.

 

Outdoor da campanha pede igualdade e mostra diferentes composições familiares | Crédito: Reprodução
Outdoor da campanha pede igualdade e mostra diferentes composições familiares | Crédito: Reprodução

 

Em entrevista ao jornal “Público”, a deputada Sandra Cunha, do Bloco de Esquerda, afirmou que a iniciativa não tem intenção de ofender nenhum grupo religioso. Segundo ela, esta é uma forma de mostrar às pessoas “que sempre houve famílias diferentes”.

A deputada reconhece que a campanha pode causar polêmica, mas considera que isso pode ser positivo, uma vez que faz as pessoas refletirem sobre a questão.

A campanha do Bloco de Esquerda assinala uma conquista histórica para os direitos civis em Portugal. Em 10 de fevereiro, o Parlamento do país confirmou o direito de homossexuais de adotarem crianças como casais.

Embora o casamento gay já fosse legalizado no país, a adoção não era permitida. Por isso, muitos dos interessados acabavam fazendo o processo como solteiros.

A aprovação da adoção por casais homossexuais já havia sido aprovada anteriormente pelos deputados, mas foi vetada pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no mês passado.

De volta ao Parlamento, a lei foi novamente aprovada  e o veto presidencial,  derrubado.

PIADA NAS REDES SOCIAIS

Na internet, a campanha também recebeu vários elogios. E não demorou muito para que o assunto virasse piada nas redes sociais. Usando #CartazesBE, os usuários têm postado piadas com o assunto.

****

Ora Pois no Facebook

Já conhece a página do Ora Pois no Facebook?

Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações do blog.