Fernando Pessoa ganha biografia em quadrinhos

Por Giuliana Miranda

Uma nova biografia usa história em quadrinhos para relatar a vida, a obra e (é claro) os heterônimos do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935).

Recém-lançado em Portugal, o livro “As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal” já nasceu com uma curiosa coincidência: a editora “Parceria A M Pereira”, a mesma que em 1934 publicou “Mensagem” a única obra em português de Pessoa lançada com o autor ainda em vida.

A saga para publicar uma biografia de Fernando Pessoa em história em quadrinhos —ou banda desenhada, como se diz em Portugal— levou uma década para chegar às livrarias.

Em conversa com o Ora Pois, o autor do livro, Miguel Moreira, explicou fez uma extensa pesquisa em outras obras sobre a vida e a arte pestanas, além de uma ampla pesquisa iconográfica feita nas próprias ruas de Lisboa. Afinal, muitas das características da capital histórica portuguesa permanecem muito semelhantes àquelas do período em que o escritor viveu.

O maior desafio, diz ele, foi o processo de colorir as ilustrações do livro.

“Difícil foi a tarefa de dar cor aos desenhos – as referências fotográficas da época são todas, é claro, a preto e branco e portanto a colorista (a Catarina Verdier) teve que lutar muito para enriquecer de forma ‘realista’ a paleta de cores utilizadas ao longo da banda desenhada”, explica.

Ilustração de Fernando Pessoa em sua nova biografia em história em quadrinhos | Crédito: Miguel Moreira
Ilustração de Fernando Pessoa em sua nova biografia em história em quadrinhos | Crédito: Miguel Moreira

Em mais de cem páginas, o livro conta a vida e o processo criativo de Pessoa, sem deixar passar seus heterônimos e nem o famoso relacionamento com Ofélia, a única namorada conhecida do poeta.

Tudo isso com uma riqueza de detalhes que vai muito além de seus característicos cigarro e bigode: estão lá os tradicionais azulejos portugueses, as ruas onde Pessoa e seus heterônimos viveram e até os cafés por onde passava.

O autor da biografia considera que as ilustrações e a apresentação dos fatos em ordem cronológica são um importante diferencial de seu livro, o que facilita a compreensão dos fatos mesmo por quem não é familiarizado com o mundo de Fernando Pessoa.

No entanto Miguel Moreira alerta: não é porque o livro tem desenhos e é colorido que ele é um projeto menos complexo. Ele ressalta que as ilustrações cumprem um papel na narrativa, não sendo apenas uma ferramenta para “atrair” os leitores.

“A ideia que se tem é que as ilustrações, ou o desenho em geral, são um meio de expressão artística muito menos complexo e mais simples de ‘ler’ do que a literatura. Sendo assim é legítimo pensar que as ilustrações seriam meramente uma porta de entrada atrativa e colorida para algo de mais profundo ou difícil, mas penso que qualquer leitor poderá constatar que neste caso em particular as ilustrações não são meramente ilustrativas, mas antes uma parte importante da ‘mensagem’ do livro”, completa.

Ilustração de Fernando Pessoa em sua nova biografia em história em quadrinhos | Crédito: Miguel Moreira
Ilustração de Fernando Pessoa em sua nova biografia em história em quadrinhos | Crédito: Miguel Moreira

Com o preço sugerido de 23,90€ (cerca de R$ 97,3) “As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal” já está esgotado no site da editora. Mas, quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho, pode visitar o blog do autor.

 

****

Ora Pois no Facebook

Já conhece a página do Ora Pois no Facebook?

Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações do blog.