Pouco explorado pelos brasileiros, Algarve reúne belas praias, patrimônio histórico e lazer de luxo

Por Giuliana Miranda

As belas praias, o clima quente e as muitas opções de lazer fizeram do Algarve a região que mais recebe turistas em Portugal. Mas, segundo os números oficiais do turismo português, esta região no Sul do país ainda é pouco visitada pelos viajantes brasileiros, que tendem a se concentrar nas cidades de Lisboa e do Porto.

Uma pena. Facilmente acessível por trem, carro ou avião, os brasileiros que visitam Portugal têm muitos bons motivos para explorar a área.

Praias

Há opções para todos os gostos, desde as rústicas às badaladas e cheias de celebridades.

A Albufeira é uma das áreas mais famosas do Algarve e reúne, além das muitas praias, uma agitada vida noturna –com muitos barzinhos e baladas.

Com águas cristalinas e areia branquíssima, a praia de São Rafael é uma das mais disputadas.

De acesso um pouco mais difícil, a praia da Falésia, um pouco mais adiante, conquista à primeira vista. No ano passado, foi escolhida uma das mais belas praias da Europa pelos usuários do “Trip Advisor”.

Praia da Falésia, na Albufeira, tem águas cristalinas e uma bela paisagem natural (Foto: WikiCommons)
Praia da Falésia, na Albufeira, tem águas cristalinas e uma bela paisagem natural (Foto: WikiCommons)

Patrimônio histórico

A ocupação humana na região é milenar e há registros anteriores à ocupação romana. A arquitetura até hoje mostra uma forte influência dos tempos da ocupação moura.

O centro de Faro concentra várias atrações históricas. Um dos destaque é o arco da Vila, um belo portão inaugurado em 1812 que dá acesso à área cercada por muralhas da cidade.

O arco da Vila, no centro de Faro, foi inaugurado no início do século 19 e é um dos acessos à zona com muralhas da cidade
O arco da Vila, no centro de Faro, foi inaugurado no início do século 19 e é um dos acessos à zona com muralhas da cidade

Ao passar pela porta, uma bela surpresa: a Porta Árabe. Trata-se de uma construção moura do século 6 que era a ligação do mar à cidade.

Já no Sudoeste do Algarve, a grande atração é a fortaleza de Sagres: uma fortificação do século 15 que teve grande importância na expansão marítima portuguesa.

Culinária

O Algarve também é um verdadeiro polo gastronômico, concentrando a maior parte dos restaurantes premiados com estrelas Michelin do país.

Muitos, porém, não fazem essencialmente uma cozinha portuguesa. Ambos com duas estrelas no guia, tanto o Vila Joya (Albufeira) quanto o Ocean (Alporchinhos) são comandados por chefes austríacos, mas que usam com criatividade os ingredientes locais.

Mas os chefs portugueses também fazem bonito. Na região do Vale do Lobo, Leonel Pereira –que já morou no Brasil– comanda o São Gabriel. Da sua cozinha saem combinações improváveis de peixe, marisco e muitas releituras de sabores tradicionais do país.

Minúsculos camarões da região da Ria Formosa em uma releitura da salada montanhesa, típica da culinária portuguesa
No São Gabriel, minúsculos camarões da região da Ria Formosa em uma releitura da salada montanheira, típica da culinária portuguesa

Também com uma estrela no guia, o Bon Bon, do jovem chef Rui Silvestre, destaca-se pela preparação criativa da imensa variedade de frutos do mar da região.

Já bem pertinho da Espanha, na região do carvoeiro, o restaurante Vistas (Vila Nova de Cacela), liderado por Albano Lourenço, tem uma mistura requintada de sabores locais e culinária internacional.

Para quem não quer saber de restaurantes finos, a típica comida algarvia não decepciona. O frango da guia, uma espécie de frango assado local, é um espetáculo. Para sobremesa, experimente um dom Rodrigo, uma guloseima feita a base de fio de ovos.

Golfe

O esporte pode até não ser muito popular entre a maioria dos brasileiros, mas o Algarve tem diversas opções para amadores e profissionais. Algumas até saem em conta, mas outras são uma pequena fortuna.

Muitos dos hotéis combinam pacotes de hospedagem com circuitos de utilização dos campos, que costumam estar apinhados de britânicos.

O percurso do resort de luxo Monte Rei é considerado o melhor de Portugal e um dos melhores da Europa.

Resort de luxo Monte Rei tem um dos melhores campos de golfe na Europa (Foto: Giuliana Miranda)
Resort de luxo Monte Rei tem um dos melhores campos de golfe na Europa (Foto: Giuliana Miranda)

E aí, ficou com vontade de conhecer este pedacinho de Portugal?

****

Mais Ora Pois!

Já conhece a página do Ora Pois no Facebook? Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações.

O blog também está no Instagram: @orapoisblog. Por lá você encontra belas imagens e muitas dicas de Portugal.