Documentário premiado sobre o Alentejo tem exibição grátis em SP

Por Giuliana Miranda

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo se despede de 2016 com a exibição gratuita no sábado (17) do documentário “Alentejo, Alentejo”, que traça um panorama dessa região no centro-sul português e retrata o universo de uma de suas manifestações artísticas mais emblemáticas: o cante alenjetano, declarado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 2014.

O documentário de 2013, dirigido pelo luso-brasileiro Sérgio Tréfaut, mostra os encontros dos diversos grupos amadores que se dedicam à expressão do cante alentejano,  que tem no seu DNA as tradições camponesas e das tabernas da região. A produção mostra ainda como a música viajou também com os emigrantes e chegou à capital, Lisboa, e a outros países com forte presença de portugueses.

O filme foi rodado em várias partes do Alentejo, como Vidigueira, Baleizão e Aljustrel. A montagem intercala  depoimentos dos cantores com muitas interpretações do cante alentejano.

A exibição marca a última sessão do ano do Cine Lusco Fusco, iniciativa do consulado promovida para aproximar os brasileiros com a produção recente do cinema português. A sessão começa às 16h e tem entrada gratuita.

“Alentejo, Alentejo” levou o troféu de melhor longa-metragem português no Festival IndieLisboa, principal premiação cinema independente em Portugal.

SERVIÇO
Cine Lusco Fusco – Alentejo, Alentejo (Entrada: Gratuita)
Quando: 17 de dezembro, sábado, às 16h
Onde: Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Rua Canadá, 324 – Jardim América
Telefone: (11) 3084-1800

****

Mais Ora Pois!

Já conhece a página do Ora Pois no Facebook? Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações.

O blog também está no Instagram: @orapoisblog. Por lá você encontra belas imagens e muitas dicas de Portugal.