Vila medieval de Óbidos se reinventa como destino literário

Por Giuliana Miranda

Famosa pela imponente muralha de seu castelo e pelo adocicado licor de ginja (uma espécie de cereja), a vila de Óbidos, no centro de Portugal, está se reinventando como um destino literário. Além da abertura de livrarias —algumas em espaços tão inusitados quanto um mercado de alimentos orgânicos—, a cidade inaugurou um hotel totalmente dedicado aos livros e passou a organizar um festival internacional de literatura.

“Óbidos sempre teve suas atividades muito ligadas à Era Medieval, como é óbvio em uma vila com essas muralhas. Mas nós vimos que podíamos ir além. E a literatura foi uma resposta”, explica Telmo Faria, ex-presidente da Câmara (cargo equivalente ao de prefeito) da cidade.

A idéia começou a se concretizar em 2013, com a abertura de uma grande livraria no prédio em que funcionava uma igreja, em um ponto nobre do centro da cidade. Para quem vê de fora, o prédio parece ser só mais uma das belas construções religiosas da área. Basta desviar os olhos para a entrada do edifício, porém, para notar a diferença.

Apesar da conversão do espaço, a livraria dispôs os cerca de 30 mil livros do espaço aproveitando a arquitetura e parte da decoração da antiga igreja, inclusive o altar.

Interior da livraria de Santiago, uma antiga igreja convertida em loja de livros
Interior da livraria de Santiago, uma antiga igreja convertida em loja de livros

O espaço recebeu o nome de Livraria de Santiago em homenagem ao nome da igreja que ali havia, que era dedicada ao santo. A operação é feita pela cooperativa literária Ler Devagar, que também tem uma loja emblemática em uma antiga zona industrial de Lisboa, e também faz a operação de outras livrarias na vila e foi uma importante parceira no projeto literário da vila.

Mercado de alimentos orgânicos também virou livraria | Foto: Giuliana Miranda
Mercado de alimentos orgânicos também virou livraria | Foto: Giuliana Miranda

A menos de cinco minutos de caminhada dali, cruzando a charmosa rua de pedras que corta a cidade, fica outra livraria fora do comum. Entre caixotes de maçã e prateleiras cheias de verduras. o mercado de alimentos orgânicos (ou biológicos, como se diz em Portugal), também passou a integrar uma livraria.

Quem visita o lugar pode tomar um chazinho —orgânico, naturalmente—, enquanto escolhe com calma os livros, dispostos em caixotes de madeira e grandes mesas espalhadas pelo armazém.

Também pertinho dali, fica o hotel The Literary Man, totalmente dedicado ao universo dos livros, que fazem parte da decoração e estão literalmente por todos os lados: desde a recepção até os banheiros.

Até o restaurante do hotel The Literary Man é recheado de livros | Foto: Giuliana Miranda
Até o restaurante do hotel The Literary Man é recheado de livros | Foto: Giuliana Miranda

Hoje, são mais de 45 mil livros espalhados pelo edifício, um antigo convento restaurado para abrigar o projeto. Outros 15 mil títulos devem desembarcar no espaço ainda nesta semana.

Todas as obras podem ser consultadas pelos clientes e também estão à venda.

Hotel The Literary Man em Óbidos é totalmente dedicado aos livros
Hotel The Literary Man em Óbidos é totalmente dedicado aos livros

“Temos, por exemplo, uma enorme seleção de livros infantis em inglês. Queríamos ter um diferencial, oferecer livros que não são tão facilmente encontrados,. Aqueles que a pessoa teria de ir à internet buscar. Queríamos ser uma alternativa a isso”, diz Faria, que depois de sair da Câmara Municipal, resolveu abrir o hotel.

Há ainda outras livrarias espalhadas por cantinhos da cidade, o que dá um charme ainda maior às ruazinhas de Óbidos.

Outro destaque no reposicionamento da cidade é o Folio (Festival Internacional de Literário de Óbidos), que acontece desde 2015 e tem atraído milhares de apaixonados por livros e centenas de autores na região.

****

Mais Ora Pois!

Já conhece a página do Ora Pois no Facebook? Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações.

O blog também está no Instagram: @orapoisblog. Por lá você encontra belas imagens e muitas dicas de Portugal.