Uma das mais antigas do mundo, Universidade de Coimbra faz 727 anos

Por Giuliana Miranda

A Universidade de Coimbra completou 727 anos nesta quarta-feira (1º).

Pouca gente sabe, mas a instituição, ironicamente, foi fundada em Lisboa em 1290 —ou seja, 210 anos antes do descobrimento do Brasil. Ela só foi transferida para Coimbra em 1537, por ordem do rei d. João 3º.

Seu belo conjunto arquitetônico atrai visitantes de todo o mundo e, desde 2013, a universidade está na lista da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Há vários pontos lindíssimos, mas o destaque é mesmo a biblioteca Joanina, na famosa faculdade de Direito de Coimbra. Inaugurada em 1728, a biblioteca em estilo barroco costuma figurar nas listas de mais bonitas do mundo.

Biblioteca Joanina tem mais de 70 mil volumes e é reconhecida mundialmente pela beleza | Foto: Josep Renalias/WikiCommons
Biblioteca Joanina tem mais de 70 mil volumes e é reconhecida mundialmente pela beleza | Foto: Josep Renalias/WikiCommons

Atualmente, a Universidade de Coimbra tem cerca de 22 mil alunos, distribuídos em oito faculdades (letras, direito, medicina, ciências e tecnologia, farmácia, economia, psicologia e ciências da educação, ciências do desporto e educação física).

Desses, cerca de 10% são brasileiros —o maior contingente de estrangeiros na instituição, que aceita até o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso.

****

Mais Ora Pois!

Já conhece a página do Ora Pois no Facebook? Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações.

O blog também está no Instagram: @orapoisblog. Por lá você encontra belas imagens e muitas dicas de Portugal.