Economia portuguesa tem o melhor crescimento da década

Por Giuliana Miranda

Superando até as expectativas mais otimistas, a economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em comparação com os últimos três meses do ano passado, a alta é de 1%, O resultado é o melhor registrado desde 2007.

Os resultados positivos preliminares foram divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística).

De acordo com o instituto, a aceleração é resultado do aumento das exportações de bens e serviços.

As informações detalhadas sobre o produto interno bruto só serão divulgadas em 31 de maio, mas o Instituto Nacional de Estatística já deixou bem claro que o turismo —cada vez mais em alta em Portugal— teve um papel importante.

O primeiro-ministro, António Costa, do Partido Socialista, usou as redes sociais para comemorar o resultado e destacar o alívio no arrocho das políticas de austeridade do governo anterior.

 

 

TRAJETÓRIA POSITIVA

Os últimos meses já haviam sido de notícias positivas para a economia lusa. O ponto de destaque foi o resultado do deficit das contas públicas em 2016: 2,1% do PIB, o mais baixo desde a redemocratização em 1974.

Recentemente, os portugueses também comemoraram a queda na taxa de desemprego no país, que saiu de 12,2% em fevereiro de 2016 para 10% em fevereiro de 2017. Foi a segunda maior queda da zona euro, no período comparativo, atrás apenas da Espanha.

Apesar dos bons resultados, não se pode dizer que o país saiu totalmente da crise.

O desemprego, especialmente o jovem, ainda é um problema sério. Além disso, o salário mínimo português, de 557€, segue sendo um dos mais baixos da Europa.

 

****

Mais Ora Pois!

Já conhece a página do Ora Pois no Facebook? Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações.

O blog também está no Instagram: @orapoisblog. Por lá você encontra belas imagens e muitas dicas de Portugal.