Presidente e primeiro-ministro de Portugal estão em SP para celebrar a cultura portuguesa

Por Giuliana Miranda

As duas maiores autoridades políticas de Portugal, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escolheram o Brasil para celebrar uma das datas mais simbólicas do país: o dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.

Comemorado em 10 de junho — em homenagem à data da morte do poeta Luís de Camões—,  o dia é descrito como um momento de celebrar o orgulho português e também a cultura dos vários países lusófonos.

Neste ano, São Paulo —maior cidade lusófona do mundo e que, com 12 milhões de habitantes, é mais populosa do que Portugal— virou uma espécie de epicentro cultural da data.

Música, vinhos, esportes, humor e até uma réplica do famoso bondinho amarelo de Lisboa fazem parte das comemorações, organizados no âmbito do festival Experimenta Portugal, realizado pelo consulado português em São Paulo.

Na noite de sábado, o presidente e o primeiro-ministro assistem a um show da fadista Gisela João no Theatro Municipal, cuja renda será totalmente revertida para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo.

O fim de semana também é marcado por um festival de vinhos portugueses no shopping JK Iguatemi.

A famosa réplica do Eléctrico 28, de Lisboa, estará no shopping neste fim de semana e, depois, ficará exposta no viaduto do Chá, entre os dias 13 e 23 de junho.

O bondinho original, em Lisboa | Foto: Giuliana Miranda
O bondinho original, em Lisboa | Foto: Giuliana Miranda

Para conferir a programação completa, acesse o site da organização.

Uma curiosidade: a cidade de São Paulo também “abraçou” as comemorações, e vários monumentos foram iluminados com o vermelho e verde da bandeira portuguesa. Entre eles: a ponte Estaiada (Marginal Pinheiros), o monumento às bandeiras e o obelisco  do Ibirapuera e até a sede da Prefeitura, no Anhangabaú.

Neste sábado, dia 10, será a vez do Theatro Municipal.

Mais Ora Pois

Facebook: siga a nossa página por lá e não perca nenhuma atualização

Instagram @orapoisblog: bela imagens de Portugal e muitas dicas do que fazer no país