Campanha usa Jesus para comemorar direito de homossexuais à adoção em Portugal
“Jesus também tinha dois pais.”
É esse o slogan da campanha do Bloco de Esquerda, terceiro maior partido político de Portugal, para celebrar a aprovação da adoção de crianças por casais homossexuais.
A frase, estampada em um cartaz cor-de-rosa e com uma foto estilizada de Jesus Cristo. foi divulgada na noite desta quinta-feira e já está causando polêmica no país.
Grupos religiosos se manifestaram contra a peça. Além do cartaz, um outdoor com a palavra igualdade, mostrando diferentes composições familiares, deve chegar às ruas já neste sábado.
Em entrevista ao jornal “Público”, a deputada Sandra Cunha, do Bloco de Esquerda, afirmou que a iniciativa não tem intenção de ofender nenhum grupo religioso. Segundo ela, esta é uma forma de mostrar às pessoas “que sempre houve famílias diferentes”.
A deputada reconhece que a campanha pode causar polêmica, mas considera que isso pode ser positivo, uma vez que faz as pessoas refletirem sobre a questão.
A campanha do Bloco de Esquerda assinala uma conquista histórica para os direitos civis em Portugal. Em 10 de fevereiro, o Parlamento do país confirmou o direito de homossexuais de adotarem crianças como casais.
Embora o casamento gay já fosse legalizado no país, a adoção não era permitida. Por isso, muitos dos interessados acabavam fazendo o processo como solteiros.
A aprovação da adoção por casais homossexuais já havia sido aprovada anteriormente pelos deputados, mas foi vetada pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no mês passado.
De volta ao Parlamento, a lei foi novamente aprovada e o veto presidencial, derrubado.
PIADA NAS REDES SOCIAIS
Na internet, a campanha também recebeu vários elogios. E não demorou muito para que o assunto virasse piada nas redes sociais. Usando #CartazesBE, os usuários têm postado piadas com o assunto.
Jesus também tinha dois pais mas só um gostava de extermínios em massa. #CartazesBE
— Nuno Silva (@jami_n) February 25, 2016
Já na arca de Noé havia quotas de género #cartazesBE
— Carlos G. Pinto (@carlosgpinto) February 25, 2016
Porque é que o bloco de esquerda representa Jesus louro e branco qd se sabe que Jesus era negro. O bloco é racista? pic.twitter.com/ZEUAQviGMR
— Rıcardo Olıveıra (@rpOliveira) February 25, 2016
****
Ora Pois no Facebook
Já conhece a página do Ora Pois no Facebook?
Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações do blog.