‘Guerra virtual’ entre Brasil e Portugal tem xenofobia e ofensa às mulheres
A “guerra virtual” entre brasileiros e portugueses por conta de um meme começou como uma brincadeira bem-humorada entre os dois países, mas as coisas parecem ter saído do controle.
Muita gente –dos dois países– aproveitou a disputa na internet para destilar comentários xenofóbicos e, principalmente, ofensivos às mulheres.
Recebi uma mensagem de uma jovem leitora portuguesa –que ainda está na escola– relatando o bullying intenso nas redes sociais desde que a “Primeira Guerra Memeal” começou. Uma rápida pesquisa me mostrou que ela não está sozinha.
Entre ofensas à suposta selva em que vivem os brasileiros e à alegada falta de inteligência lusitana, os impropérios são dirigidos principalmente para as mulheres, tanto as portuguesas quanto as brasileiras.
Uma enxurrada de brasileiros chama as portuguesas de feias, burras e “bigodudas”, um estereótipo negativo que há muitos anos está enraizado no país.
Os portugueses, por sua vez, xingam as brasileiras prostitutas e promíscuas (em variações impublicáveis).
COMO COMEÇOU
No início da semana, alguns brasileiros descobriram que uma conta portuguesa no twitter havia adaptado um meme que fez sucesso no Brasil em 2015, que basicamente consistia em dizer uma gracinha qualquer como se fosse uma tradução do “Brazilian Portuguese”.
Os portugueses começaram a fazer o mesmo. Mas um grupo ficou “ofendido”, e começou a guerra de memes, em que os principais personagens dos virais brasileiros –com destaque para Inês Brasil, Carreta Furacão e os deputados do impeachment– davam o troco nos portugueses.
Batizada de “Primeira Guerra Memeal”, a batalha virtual ganhou até página na Wikipedia.
****
Mais Ora Pois!
Já conhece a página do Ora Pois no Facebook? Faça uma visitinha e fique sempre por dentro das atualizações.
O blog também está no Instagram: @orapoisblog. Por lá você encontra belas imagens e muitas dicas de Portugal.