Empresas que auxiliam na mudança para Portugal fazem sucesso entre brasileiros

Nos últimos três anos, com a crise econômica e política se intensificando no Brasil —e praticamente acabando em Portugal—, cada vez mais brasileiros têm optado por cruzar o Atlântico em busca de mais segurança e qualidade de vida.

Com alto poder aquisitivo, esse grupo está movimentando o setor de comércio e serviços em áreas nobres de Lisboa e do Porto, além de criar uma demanda especial: as assessorias de recolocação para quem quer se transferir para a terra de Camões.

De olho nesse mercado, brasileiros “veteranos” no país estão embarcando no setor conhecido como “relocation” no jargão da área.

Há cerca de dez anos em Portugal, as cariocas Tatiana Sabatie e Fabiana Barcellos fazem parte deste time. A dupla resolveu transformar em negócio os serviços que já prestavam informalmente para amigos e conhecidos. Nascia assim a W.H.Y (We Host You).

“Nós prestamos o serviço que gostaríamos que alguém nos tivesse oferecido quando chegamos aqui”, conta Tatiana, elencando a burocracia de Portugal como uma das maiores dificuldades para os “novatos”.

“Muitas vezes, dependendo de com quem você fala em um determinado lugar, acaba com uma informação diferente. As coisas funcionam, mas podem ser muito desencontradas”, diz.

Além de ajudar em aspectos básicos, como abertura de contas em banco e obtenção do NIF (espécie de CPF lusitano), muitas assessorias também ajudam a encontrar apartamentos e até escolher a melhor escola para matricular os filhos.

As empresárias cariocas Tatiana Sabatie e Fabiana Barcellos abriram uma empresa para auxiliar na mudança de brasileiros para Portugal | Foto: Fernando Donasci/Folhapress
As empresárias cariocas Tatiana Sabatie e Fabiana Barcellos abriram uma empresa para auxiliar na mudança de brasileiros para Portugal | Foto: Fernando Donasci/Folhapress

“Temos muitos clientes que nunca vieram a Portugal antes de se mudarem para cá, mas conhecem pessoas que tiveram uma boa experiência ao mudar de país. Elas veem que é um país seguro e acabam tomando a decisão, mesmo sem nunca ter visitado Portugal”, conta Fabiana Barcellos.

Baseadas na região de Cascais, uma região perto da praia que virou uma espécie de polo dos brasileiros endinheirados na zona de Lisboa, a dupla ainda promove eventos para integrar os recém-chegados.

“É para todo mundo se conhecer, mas temos a preocupação de expandir os horizontes. Não é para formar uma comunidade só de brasileiros, que não interagem a cultura e as pessoas do país”, completa.

Mais Ora Pois