12 de junho: dia dos namorados no Brasil, e de balada em Portugal

Enquanto no Brasil casais apaixonados trocam juras de amor (e muitas fotos românticas no Instagram e no Facebook), do outro lado do Atlântico, em Portugal, o 12 de junho é uma das noites preferidas de muitos solteiros.

A vocação baladeira desta data por estas bandas tem uma explicação: é véspera do dia de santo António, comemorado em 13 de junho, um dos pontos altos das chamadas dos festejos dos santos populares –a versão portuguesa das festas juninas.

Ruas de Alfama ficam lotadas | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress
Ruas de Alfama ficam lotadas | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress

As comemorações mais animadas acontecem em Lisboa, suposto local de nascimento de santo António. Na capital portuguesa, o 13 de junho é feriado, o que garante uma noite de muita animação por toda a cidade.

O agito acontece um pouco por toda a cidade, mas bomba mesmo no centro histórico, em bairros como Alfama, Graça, Bica e Mouraria.

Prato típico do mês de junho em Portugal, a sardinha assada é vendida em barraquinhas, muitas vezes com décadas de experiência no ofício.

Sardinha assada: um clássico de junho em Portugal | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress
Sardinha assada: um clássico de junho em Portugal | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress

A trilha sonora oficial da festa é o bailarico, um estilo de música considerado brega por muitos, mas que arranca risadas com seus refrões chiclete e repletos de duplo sentido.

TEM ROMANCE

Mas nem só de balada e pegação vive a festa. Um das maiores tradições do período são os casamentos de santo António, que acontecem na véspera (ou no dia mesmo) do padroeiro dos apaixonados.

Casamento de santo António | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress
Casamento de santo António | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress

Em Lisboa, a tradição foi institucionalizada pela Câmara Municipal, que todos os anos patrocina um casamento coletivo na catedral da cidade.

Outra fofura da data: o manjerico.

Diz a tradição que deve-se presentear a pessoa amada com um vasinho de manjerico (variedade “prima” do nosso manjericão). Além da plantinha, o vaso vem com uma flor de papel e uma bandeirinha pequeno poema.

Mais Ora Pois