Lisboa entra na lista das 100 cidades mais caras do mundo para viver
Um estudo colocou em números aquilo que muitos moradores da capital portuguesa já sentiam na pele: está cada vez mais caro morar na cidade.
Lisboa acaba de entrar no ranking das 100 cidades mais caras para se viver da consultoria Mercer, que há mais de duas décadas elabora o levantamento. Agora a cidade é oficialmente a 93ª mais cara do mundo, em uma lista liderada por Hong Kong.
Em um ano, Lisboa subiu impressionantes 44 posições no relatório, que compara o custo de vida em cidades de todo o mundo. Foi a maior alta já registrada na cidade.
“Os fatores que motivam esta alta são sobretudo decorrentes de variações do euro face ao dólar, mas refletem também uma subida de preços generalizada da cidade nas áreas da habitação, restaurantes e combustíveis”, diz a consultoria.
Com o resultado, Lisboa passou a ser mais cara para se viver do que o Rio de Janeiro (99ª posição) e Brasília (158ª).
Lisboa, no entanto, aparece ainda como mais barata do que São Paulo (58ª). A capital paulista, apesar da queda de 32 posições em relação ao ano passado, segue como a cidade mais cara da América Latina.
O ranking de 2018 ano avaliou 209 cidades em cinco continentes para determinar o custo comparativo de mais de 200 itens em cada local, incluindo alojamento, transporte, comida, roupa, bens domésticos e entretenimento.
Luanda, capital de Angola, que era a mais cara do mundo no ano passado, agora está na sexta posição.
Confira abaixo o top 10:
- Hong Kong
- Tóquio, Japão
- Zurique, Suíça
- Cingapura, Cingapura
- Seul, Coreia do Sul
- Luanda, Angola
- Xangai, China
- Ndjamena, Chade
- Pequim, China
- Berna, Suíça
Mais Ora Pois
- Facebook: siga a nossa página por lá e não perca nenhuma atualização
- Instagram @orapoisblog: bela imagens de Portugal e muitas dicas do que fazer no país