Temporada de praia começa em Portugal com recorde de águas cristalinas

O feriado de 1º de maio normalmente marca o início da temporada balnear em boa parte de Portugal. Em 2019, o país celebra a data de maneira ainda especial: com 352 praias certificadas como Bandeira Azul, espécie de selo de qualidade que atesta as boas condições do mar.

Para conseguir o certificado, é preciso muito mais do que águas limpas. Além do mar cristalino, há uma série de critérios sobre acessibilidade e a presença de salva-vidas (ou nadadores-salvadores, como se diz em Portugal).

Embora em números absolutos outros países europeus (Espanha, Grécia, França e Itália) levem a melhor, Portugal atingiu neste ano o maior percentual relativo no continente. O bom resultado é apontado por especialistas como fruto da melhoria da gestão de águas residuais no país, além de maior investimento na estrutura de acesso e segurança das praias.

Na região de Setúbal, a praia da Figueirinha está entre as laureadas | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress
Na região de Setúbal, a praia da Figueirinha está entre as laureadas | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress

A região do Algarve, no sul de Portugal, tem a maior quantidade de praias com a certificação Bandeira Azul, com 88 delas ostentando a distinção. A região Norte vem em segundo lugar, com 73, seguida pela zona do Tejo, com 54.

A lista completa das praias certificadas está disponível no site do projeto Bandeira Azul.

Mais Ora Pois