Vencedor do Pritzker, Álvaro Siza Vieira ganha megaexposição no Porto
Primeiro português a receber o Pritzker, mais importante prêmio internacional de arquitetura, Álvaro Siza Vieira, 86, tem agora uma megaexposição dedicada à sua obra. Em cartaz no Museu de Serralves, no Porto, a mostra “in/ disciplina” faz um retrato abrangente de suas mais de seis décadas de carreira.
A partir de 30 projetos idealizados entre 1954 e 2019 –alguns jamais saídos do papel–, a exposição percorre a trajetória do arquiteto de maneira ampla, desde sua formação até o amadurecimento de seu estilo autoral.
O material é diversificado, incluindo maquetes, fotografias detalhadas, plantas e esboços originais de algumas das principais obras de Álvaro Siza Vieira, como o Pavilhão de Portugal, em Lisboa, a sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, e o famoso prédio Bonjour Tristesse, em Berlim.
O próprio prédio do Museu de Serralves, aliás, foi projetado por ele.
Curador da mostra, Nuno Grande destaca a riqueza presente nos cadernos de esboços do arquiteto, onde ele registrou em detalhes observações e ideias para alguns de seus principais trabalhos. Segundo o curador, este material permite mostrar a inquietude e a “indisciplina na disciplina” de Álvaro Siza Vieira.
Em conversa com jornalistas antes da inauguração da exposição, o arquiteto destacou o fato de seus projetos mais recentes serem na Ásia, sobretudo na China. “Aqui a manutenção de um atelier de arquitetura é impossível. Lá tem corrido bem. Pagam, e respeitam os projetos”, disse.
Na parte final da mostra há ainda uma seleção de fotografias feitas por fotógrafos que têm uma relação de amizade com Álvaro Siza Vieira.
Também é possível conferir uma sala recheada de retratos pessoais do arquiteto, incluindo registros de sua infância e vida em família. Uma pequena televisão instalada no espaço exibe seu discurso na cerimônia do prêmio Pritzker, em 1992.
Serviço
Álvaro Siza – In/Disciplina
Em cartaz até 2 de fevereiro de 2020
Museu de Arte Contemporrânea de Serralves
Rua D. João de Castro, 210, Porto, Portugal
Ingressos a partir de 12 euros (R$ 53)