Fazenda no Alentejo renasce como hotel 5 estrelas premiado

Durante mais de dois séculos, a história da fazenda São Lourenço do Barrocal vem se confundindo com a da própria aldeia de Monsaraz, no Alentejo (Sul de Portugal).

Por décadas, a propriedade foi um latifúndio importante na produção de gêneros agrícolas para a região, mas, no últimos três anos, converteu-se num destino de luxo concorrido, que aqueceu a economia e o setor de serviços de uma zona que acumulava vários anos de estagnação.

Há oito gerações na mesma família, a ideia de converter a fazenda em um espaço de turismo de luxo rural nasceu em 2002, mas o complexo só foi inaugurado em 2016. Desde então, o espaço vem acumulando prêmios especializados.

O design do complexo hoteleiro rendeu ao arquiteto português Eduardo Souto de Moura o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018.

Além de aproveitar a estética de edifícios baixos em cor branca, Souto de Moura incorporou elementos de decoração que pertenciam à família Uva, proprietária da fazenda. Do restaurante à recepção, é possível ver fotos, documentos e até cartas que contam mais de dois séculos da história portuguesa.

FAMÍLIAS

O São Lourenço do Barrocal é assumidamente um espaço com proposta para férias em família.

Dividido em sete prédios, há desde quartos e suítes até apartamentos com dois ou três quartos –com sala e cozinha– para receber grupos maiores.

Quartos têm espaços amplos e mobiliário em madeira tradicional | Foto: Ash James/Divulgação
Quartos têm espaços amplos e mobiliário em madeira tradicional | Foto: Ash James/Divulgação

Com mais de 7 milhões de metros quadrados, há muito o que conhecer na herdade. Desde as vinhas e oliveiras –o hotel tem sua própria produção de vinho e azeite– até as cavalariças e antiga praça de touros.

Uma ótima maneira de explorar o entorno e pegar uma das muitas bicicletas disponíveis na recepção e rodar com calma pela paisagem plana e idílica do entorno da barragem do Alqueva, uma das mais importantes de Portugal.

APOSTA LOCAL

A vocação de fazenda não foi esquecida e há uma produção grande de alimentos orgânicos (ou biológicos, como se diz em Portugal).

O restaurante do hotel usa essencialmente esses ingredientes. O que não está disponível é comprado de produtores da região, em uma forte aposta no desenvolvimento local.

Restaurante aposta em produtos orgânicos e locais | Foto: Nelson Garrido/Divulgação
Restaurante aposta em produtos orgânicos e locais | Foto: Nelson Garrido/Divulgação

O pão artesanal e o queijo regional são alguns dos destaques.

Neste inverno, o chef José Júlio Vintém preparou uma celebração especial ao porco alentejano, uma das principais iguarias da região.

No mercadinho local, mais opções de produtos alentejanos, com direito a tapeçarias, geleias e peças de cortiça.

A afluência de turistas do hotel também deu nova vida à vila de Monsaraz, uma aldeia famosa por seu castelo e pelas casinhas de fachada branca.

Restaurante, lojinhas de artesanato e diversos negócios ligados ao turismo de natureza surgiram nos últimos três anos.

SPA

O conceito de 5 estrelas não estaria completo sem um spa caprichado.

Spa do São Lourenço do Barrocal tem tratamento especial com azeite | Foto: Nelson Garrido/Divulgação
Spa do São Lourenço do Barrocal tem tratamento especial com azeite | Foto: Nelson Garrido/Divulgação

Com a marca da austríaca Susanne Kaufmann, o espaço tem desde as tradicionais massagens relaxantes até tratamentos mais exclusivos, como a massagem com azeite orgânico de produção local. Embora a experiência “gordurosa” do óleo assuste no início, as propriedades de hidratação e bem-estar compensam no fim.

 

SERVIÇO

São Lourenço do Barrocal
7200-177 Monsaraz
Portugal
reservations@barrocal.pt
+351 266 247 140