11 museus portugueses para visitar virtualmente na quarentena

Fechados há quase dois meses devido à pandemia do novo coronavírus, vários museus portugueses seguem de portas abertas ao público através da internet. Alguns, inclusive, com programações caprichadas feitas especialmente para este período de isolamento social.

Deixo aqui a sugestão de onze museus e monumentos portugueses que valem a a visita, seja ela virtual ou física.

1. Museu do Azulejo 

Um dos principais museus de Portugal, é inteiramente dedicado à fascinante arte feita nesses belos quadradinhos.

A versão virtual da visita ao espaço inclui um panorama abrangente da arte da azulejaria, desde os primeiros desejos e sua influência moura, até trabalhos contemporâneos.

Vale a pena também conhecer em detalhe o grande painel de azulejos que retrata a paisagem de Lisboa antes do grande terremoto que destruiu a capital, em 1755.

2. Palácio da Pena

Palácio da Pena, em Sintra, | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress
Palácio da Pena, em Sintra, | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress

Conhecido pela fachada colorida e pela vista de tirar o fôlego, este belo palácio é um dos principais exemplos do Romantismo europeu. O palácio foi classificado como patrimônio mundial da Unesco em 1995.

O extravagante exterior é resultado do gosto de d. Fernando 2º, que quis sua residência com ares de castelo, com direito a torres de vigia e até uma ponte levadiça.

A visita virtual inclui os principais aposentos e ainda um vídeo que mostra o belo jardim que o circunda.

3. Museu dos Coches

Um dos mais visitados do país, este museu impressiona pela quantidade de carruagens com elevado valor histórico. O acervo é um verdadeiro mergulho nos hábitos de transporte da realeza (e também dos plebeus) durante vários séculos.

Foi inaugurado em 1905, pela rainha d. Amélia, mas agora funciona em um novo e moderno edifício, em Belém, projetado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

A versão virtual da visita é bastante caprichada. Feita em 4D, simula a experiência real do visitante dentro das exposições.

4. Torre de Belém

É possível visitar virtualmente a Torre de Belém, um dos principais cartões postais de Portugal | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress
É possível visitar virtualmente a Torre de Belém, um dos principais cartões postais de Portugal | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress

Um dos cartões postais mais famosos de Portugal e patrimônio da Unesco, a Torre de Belém foi construída entre 1514 e 1520, originalmente com uma função de defesa em uma posição estratégica no rio Tejo.

Os detalhes imponentes de sua arquitetura manuelina podem ser conhecidos na visita online, disponível na plataforma de arte e cultura do Google.

5 . Museu do fado

Inteiramente dedicado à música, o Museu do Fado permite mergulhar na história e nas curiosidades sobre este tradicional gênero português, inicialmente associado à vida boêmia e a prostituição.

Para o período de isolamento social, o site do museu preparou uma programação especial.

Além do tour, é possível conhecer a biografia dos principais nomes do fado e ainda curtir um enorme acervo de canções, que vão muito além daquelas imortalizadas por Amália Rodrigues.

6. Museu Calouste Gulbenkian

Um passeio em 360º por um dos maiores acervos privados de Portugal.

Há duas grandes mostra. Na coleção do fundador, objetos oriundos do Egito Antigo, do Oriente Médio e obras de artistas como  Rembrandt, Turner, Monet e Rodin.

Já a coleção moderna agrega alguns dos principais nomes da arte moderna e contemporânia de Portugal, incluindo trabalhos de  Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Paula Rego e Vieira da Silva.

7. Mosteiro dos Jerónimos

Um dos grandes símbolos da era das navegações lusitanas, o Mosteiro dos Jerónimos ocupa quase um quarteirão com sua imponente arquitetura manuelina, repleta de detalhes na fachada e no interior,

A visita virtual é compacta, mas permite conhecer o essencial do interior do mosteiro.

8. Palácio de Queluz

Construído na segunda metade do século 18, este belo palácio fica entre Lisboa e Sintra  e serviu como da família real portuguesa de 1794 até sua fuga para o Brasil.

Os amplos aposentos e a arquitetura rococó e neoclássica conferem uma aura de luxo à construção, que é decorada ainda por grandes painéis e cercada de esculturas, lagos e um imponente jardim.

O tour virtual permite conhecer as principais áreas do palácio.

9. Palácio e convento de Mafra

Palácio Nacional de Mafra acaba de entrar para a lista de patrimônios da humanidade da Unesco | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress
Palácio Nacional de Mafra acaba de entrar para a lista de patrimônios da humanidade da Unesco | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress

A imponente construção, classificada como patrimônio mundial da Unesco, está disponível para visita na plataforma de museus do Google. A biblioteca de Mafra costuma figurar em várias listas das mais bonitas do mundo.

Na visita virtual, é possível conhecer os principais espaços do palácio e do convento.

10. MAAT

O  Museu de Arte, Arquitetura e  Tecnologia se destaca pelas exposições temporárias provocadoras e repletas de instalações e performances.

Para este período de distanciamento social, o Maat preparou uma programação virtual especial, com direito a uma visita imersiva à mostra de Gabriel Abrantes.

11. News Museum

Dedicado à cobertura jornalística, o News Museum é uma experiência interativa que reúne centenas de gravações de rádio e televisão, bem capas de revista, jornais e outros registros de importantes momentos históricos.

A visita virtual não permite a mesma interação, mas mostra um pouco do panorama dos registros feitos pelo jornalismo.