Sem turistas, moradores aproveitam para redescobrir Lisboa
Sem as longas filas e a confusão provocadas pelos turistas, muitos moradores de Lisboa estão aproveitando para “reconquistar” atrações da cidade. Dos Pastéis de Belém às viagens panorâmicas de bondinho, os lisboetas têm apostado em programas que antes eram dominados por estrangeiros.
Pela primeira vez em muito tempo, a língua mais ouvida na região do Chiado, no centro histórico, parece ser o português.
Acostumada a evitar fazer compras nesta região, a empresária Inês Gomes passeava com calma na quarta-feira (17) pela rua Garret, um dos epicentros turísticos da cidade.
“Eu normalmente evito fazer compras aqui na Baixa, porque há sempre muita gente, muito barulho. Como eu sabia que as coisas estão mais tranquilas, resolvi olhar as lojas hoje”, conta.
Embora diga apreciar a tranquilidade, a empresária ressalta a importância do setor para a economia portuguesa. Cerca de 8,8% do PIB (Produto Interno Bruto) luso está diretamente ligado ao turismo, que ainda tem grande influência em diversos setores da economia nacional.
Do outro lado da cidade, a famosa fábrica dos pastéis de Belém ainda ostenta uma fila na porta, mas de dimensões bem mais modestas do que nos dias pré-pandemia. Mais uma vez, a língua portuguesa predomina entre aqueles que esperam.
A maior parte dos museus e equipamentos culturais portugueses voltaram a funcionar já em 18 de maio, embora com limites mais rígidos de ocupação e higiene, além do uso obrigatório de máscara.
Com a perspectiva de uma retomada, embora lenta, do fluxo de viagens internacionais, muitos desses espaços já estão inaugurando novas exposições, como a Coleção Berardo e o Maat (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia).
TURISTAS NA PRÓPRIA CIDADE
Além dos portugueses, muitos brasileiros que moram em Lisboa também estão aproveitando para conhecer melhor a cidade.
Sócia da empresa de turismo Vou de Tuk Lisboa, a paulistana Kamila El Hage diz que os residentes têm aproveitado para fazer passeios históricos e culturais por Lisboa.
“Tenho feito muitos tours para brasileiros que vivem aqui. Muita gente que mudou há pouco tempo e que ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer”, conta.
O público português também aderiu aos passeios.
“A galera está com sede de turismo, mas muitos ainda não se sentem seguros para sair do país”, completa.
Pela primeira vez, o mercado doméstico também tem sido bastante explorado pelas campanhas oficiais de turismo.
Na segunda-feira (15), o primeiro-ministro, António Costa, lançou uma campanha que estimula o turismo interno.
“Um convite à descoberta dos motivos que tornaram Portugal o melhor destino do mundo e uma oportunidade para contribuir, de forma ativa, à retoma do setor turístico que tanto tem contribuído para a economia nacional”, diz o material de divulgação.