Covid-19 impede comemorações de São João no Norte de Portugal

Principal festa popular no Norte de Portugal, o dia de São João, nesta quarta-feira (24), acontece pela primeira vez sem celebrações nas ruas do Porto, de Braga e de outras cidades da região.

A pandemia do novo coronavírus acabou com os arraiás, os bailaricos, as barraquinhas vendendo sardinhas assadas e, principalmente, com a multidão de jovens aglomerados nas ruas.

Feriado em vários municípios do Norte de Portugal, o São João costuma arrastar milhares de pessoas para as comemorações, marcadas por muita música portuguesa e pelo tradicional martelinho de plástico, que já virou um símbolo informal da festa.

Por conta da Covid-19, porém, todas as festas oficiais foram canceladas. Para garantir que a população resistisse à tentação de comemorar a data, houve uma série de restrições adicionais.

Na terça-feira (23), véspera do São João, restaurantes, bares e cafés tiveram de fechar mais cedo. Em várias localidades, os transportes públicos também sofreram interrupções e houve reforço no policiamento para dispersar aglomerações.

Foco inicial do SARS-CoV-2 em Portugal, a região Norte registrou poucos casos no último mês. Com o bom resultado, a maior parte das empresas e setores de negócios e serviços já está em funcionamento, Mesmo assim, as autoridades optaram por não realizar as festas populares neste ano.

Do outro lado do país, em Lisboa, as festas de Santo Antônio, em 13/06, também foram canceladas devido à pandemia.

A situação na capital, no entanto, é considerada bem mais problemática. A região metropolitana de Lisboa concentra cerca de 80% dos novos casos do vírus em Portugal. A situação epidemiológica fez com que o processo de reabertura retrocedesse algumas etapas.

Mais Ora Pois