Bolo-rei: o doce que é mais popular que o panetone em Portugal

Em Portugal, ao contrário da vizinha Espanha, o Dia de Reis (6/1) não é marcado pela troca de presentes entre as famílias. Isso não quer dizer, no entanto, que a ocasião passe em branco em terras lusitanas. A data é marcada por uma iguaria bastante especial: o chamado bolo-rei.

Onipresente nas mesas portuguesas em todo o período das festas de fim de ano, seu consumo é bem mais popular do que do panetone, por exemplo.

O doce é inspirado na tradicionalíssima galette des rois francesa. A versão mais difundida em Portugal é que o bolo-rei foi confeccionado pela primeira vez por Balthazar Castanheiro Júnior, na Confeitaria Nacional, em Lisboa, em 1869.

Trata-se de uma rosca de massa suave, com direito a frutas cristalizadas, frutos secos e ainda polvilhado com uma fina camada de açúcar na cobertura.

De lá para cá, a iguaria se popularizou pelo país, ganhando versões em praticamente todas as pastelarias, padarias e até nas redes de super-mercado.

Após a instauração da República em Portugal, em 5 de outubro de 1910, houve até uma tentativa de alterar o nome da iguaria, removendo a referência monárquica. A ideia acabou não colando e a sobremesa segue com sua pomposa ligação à realeza.

A versão tradicional continha uma fava, ou um pequeno brinde, dentro da massa. A pessoa que tirasse o pedaço “premiado” era declarado o rei ou rainha da mesa. Nos últimos anos, em meio a pequenos acidentes –como dentes quebrados e um certo risco de asfixia–, o costume acabou sendo deixado de lado.

Uma lei de 2011, que tornou mais rígidas as regras para incorporar brindes nos produtos alimentícios, também contribuiu para desencorajar os padeiros a seguir com esta tradição.

Ao longo do tempo, o bolo-rei foi ganhando versões com outros ingredientes. Uma das mais populares é o chamado bolo-rainha, que não tem frutas cristalizadas. Normalmente, ele é composto por uma combinações de frutos secos, como amêndoas e nozes.

Ficou com água na boca? Em confeitarias e restaurantes portugueses no Brasil, é possível achar o bolo-rei.

Também não faltam receitas para quem quiser se aventurar a fazê-lo em casa. Deixo aqui embaixo o vídeo da versão elaborada pela rede Padaria Portuguesa.