Em nova etapa do desconfinamento, Portugal reabre shoppings, cinemas, grandes lojas e universidades
Portugal deu início, nesta segunda-feira (19), à terceira etapa do plano nacional de desconfinamento. Shoppings, cinemas, teatros, restaurantes (parte interna) e grandes lojas puderam voltar a abrir as portas, após mais de três meses fechados.
Embora em funcionamento, os espaços estão operando com restrições de ocupação e horário de funcionamento.
Alunos do secundário e das universidades também podem regressar às aulas presenciais, com uso obrigatório de máscara e medidas adicionais de higiene e distanciamento.
A medida valeu para a maior parte do país. Apenas quatro concelhos (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior) tiveram de regredir nas medidas de abertura, uma vez que ultrapassaram o limite de 240 casos por 100 mil habitantes imposto pelo governo.
Durante a manhã e no começo da tarde, o movimento no centro de Lisboa era tranquilo, apesar do dia ensolarado e quente. Nas imediações dos principais pontos turísticos, filas de tuktuks e de táxis vazios ajudavam a perceber o ritmo moroso da retomada das atividades.
A exceção ficou por conta de algumas lojas de departamento, com longas filas na entrada. No maior centro comercial da capital, a situação era parecida.
A autorização de reabertura integral do comércio –até agora, só podiam funcionar lojas de rua com até 200m²– também evidenciou o impacto da pandemia e do segundo lockdown, com diversos empreendimentos que fecharam de vez.
Nesta terceira etapa do desconfinamento, os restaurantes puderam voltar a funcionar por completo. Até agora, o serviço só estava autorizado nas varandas e espaços ao ar livre.
Nos espaços interiores, o limite é de quatro pessoas por mesa. Ao ar livre, são permitidas até seis.
Restaurantes, cafés e padarias podem devem fechar, no máximo, às 22h30 durante a semana. Aos sábados e domingos, o limite é às 13h.
A CONTA-GOTAS
Anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa (Partido Socialista), como um plano de reabertura a conta-gotas, o desconfinamento em Portugal deve se estender até 3 de maio. O cronograma de reabertura está sujeito a reavaliações periódicas, de acordo com a situação epidemiológica do país e de suas diferentes regiões.
Nesta segunda-feira (19), Portugal registrou 220 novos casos e uma morte por Covid-19.
No auge da pandemia, em 31 de janeiro, o país teve 303 mortes por Covid-19. No dia com mais novos casos, 28 de janeiro, foram 16.432 novas infecções.