São Paulo tem festival de cinema português com entrada grátis

Com uma ampla seleção de produções do cinema português contemporâneo, a mostra “De Portugal para o Mundo” estará em cartaz no CCBB de São Paulo entre 14 de julho e 9 de agosto.

São 28 filmes, entre curtas e longas-metragens, todos com entrada grátis. Além das sessões de cinema, o evento tem ainda debates com especialistas e até bate-papo com alguns dos diretores.

A mostra estreia com “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, ainda inédito no circuito comercial do Brasil.

O longa já venceu alguns prêmios no circuito internacional, como o de melhor atriz e de melhor fotografia da ICS (International Cinephile Society).

A produção conta a história de Vitalina Varela, cabo-verdiana de 55 anos que viveu mais de duas décadas à espera do reencontro com o marido, Joaquim, que imigrara para Portugal. Ela chega ao país três dias após o funeral do cônjuge e acaba se deparando com uma realidade bem diferente daquela que idealizara.

A curadoria é de Pedro Henrique Ferreira, que optou por se concentrar nas produções lusas com prêmios e sucesso internacional, como “A Portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes; “Tabu” (2012), de Miguel Gomes; “O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira.

Outro destaque é “Balada de um Batráquio”(2016), de Leonor Teles, que venceu o Urso de Ouro de melhor curta-metragem no festival de Berlim. O documentário de linguagem inovadora fala sobre a  tradição de colocar sapos de louça em lojas e restaurantes como forma de afastar frequentadores de etnia cigana.

Por conta das restrições sanitárias da Covid-19, não haverá bilheteria presencial. Todos os ingressos devem ser reservados pelo site.

Além do uso obrigatório de máscara durante as sessões, as salas terão capacidade máxima de 50% de ocupação e distanciamento de dois metros entre as poltronas.

SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema
R. Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo
Tel. 3113-3651
Até 9/8. É necessário fazer inscrição pelo site do evento. GRÁTIS